Acompanhe as decisões governamentais

Toda empresa deveria ficar de olho!

9/6/20241 min read

O governo, gostando ou não, impacta o universo corporativo. E estes órgãos são decisivos para que você tome decisões acertadas. Fique atento e acompanhe os seguintes órgãos governamentais para que você esteja atualizado, não perca oportunidades e minimize riscos.

1.
Ministério da Economia
2.
Ministério do Desenvolvimento Regional
3. Ministérios relacionados à Infraestrutura
4.
Ministerio Da Agricultura Pecuaria E Abastecimento
5. Ministério da Saúde
6.
BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
7.
ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica
8.
Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações
9.
ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

Além destes, vale também um acompanhamento das decisões tomadas na
Câmara dos Deputados no Senado Federal. E não se esqueça, caso tenha uma área especifica de atuação, acompanhar a pasta responsável.

Com este “simples” acompanhamento você terá condições de identificar como benefícios (crédito financeiro com taxas diferenciadas – a depender do seu ramo de negócios, capacitação profissional para colaboradores – cursos, formações e até, compreender como o investimento governamental – em infra estrutura ou serviços públicos) podem ser úteis no seu planejamento.
Isto, vale também para que você possa estar preparado para mitigar riscos, oriundos de decisões que podem gerar impacto negativo (mudanças de normas – inclusive de atuação, atualizações tributárias, tarifárias e trabalhistas) e decidir por tomar atitudes a fim de contingenciar suas perdas, inclusive financeiras.

Você ainda estará distante de todas as possibilidades e atividades relacionadas ao universo das relações governamentais, mas implementar este acompanhamento na sua rotina já é um passo importante para compreender como você pode aproveitar oportunidades e defender seu negócio.

Espero que tenha ajudado! Siga meu perfil
Marcelo Chubaci , curta e compartilhe meus conteúdos!!! Assim, me estimula, ainda mais, a continuar a criar conteúdo relevante e que gere valor aos profissionais e ao mundo dos negócios.

PS: Também vale sugerir ou indicar temas para os próximos posts...

Valeu!